A Cela Nova é uma velha freguesia rural amarrada no passado mas que precisa de saltar para o futuro. Queremos fazer deste sítio um espaço de reflexão sobre a nossa terra ....
Terça-feira, 15 de Abril de 2008
Noticia

Cela presta homenagem a

Joaquim Carvalho Vieira

 

 

A atribuição do nome de uma rua foi a forma encontrada pela Freguesia da Cela através dos seus órgãos Assembleia e Junta de Freguesia para homenagear Joaquim Carvalho Vieira, etnógrafo popular, dirigente associativo, e grande dinamizador do Rancho Folclórico e Etnográfico “Papoilas do Campo” da Cela Velha. A sugestão de Joaquim Marques deu corpo a uma proposta subscrita por todos os eleitos da Assembleia de Freguesia que no passado dia 10 de Abril foi aprovada por unanimidade e aclamação na Assembleia de Freguesia.

Por decisão da Junta a até agora rua da Nazaré passará assim a denominar-se Rua Joaquim Carvalho Vieira – etnógrafo-, cuja placa toponímica será descerrada no dia 25 de Abril por ocasião das comemorações do dia 25 de Abril.

 

 

 

 

          Proposta apresentada à Assembleia de Freguesia e aprovada por unanimidade

 

 


 


 _____________________ Proposta _____________________ 

Honrar a dedicação das pessoas que se entregam generosamente e de forma empenhada às causas públicas, engrandecendo com a sua acção a nossa terra, é um dever de todos nós. Este dever torna-se ainda maior quando estamos perante pessoas cuja obra deixa marcas indeléveis que marcaram o passado e apontam rumo no futuro.

Joaquim Carvalho Vieira foi uma dessas pessoas.

Nascido a 3 de Junho de 1927, desde muito cedo se dedicou às causas públicas da sua terra, Cela Velha. Abraçou de corpo e alma o folclore inventariando as danças e cantares perpetuando-os para que não se perdessem. A par disso, soube de forma autodidacta desenvolver um notável trabalho de pesquisa e recolha de danças, cantigas, modinhas, trajes, objectos, utensílios, tradições gastronómicas, que caracterizam a povoação da Celha Velha e o seu quotidiano ao longo dos tempos. Legou-nos todo esse trabalho, que ficou preservado no acervo daquilo que deveria ser um museu popular e agrícola da Cela Velha, bem como na actividade do Rancho Folclórico e Etnográfico “Papoilas do Campo”.

 

Pela sua mão, o Rancho da Cela Velha levou e elevou o nome da Freguesia pelo País fora, conquistou o estatuto de colectividade de utilidade pública e o melhor galardão de qualidade que foi a sua admissão como membro da Federação Portuguesa do Folclore.

 

A sua notável dedicação fez dele não só um dedicado dirigente do Rancho da Cela Velha, mas um notável “folclorista” e um etnógrafo popular de inestimável valor.

Veio a falecer em 29 de Setembro de 1997, deixando na Cela Velha um valioso património com o qual enriquece o prestígio da nossa freguesia.

Por conseguinte, entende a Freguesia, através dos seus órgãos autárquicos (Junta e Assembleia de Freguesia), homenagear um dos seus mais dilectos e ilustres fregueses, através da atribuição do seu nome a uma rua daquela localidade, hoje denominada Rua da Nazaré.

 

Um gesto simples, que nada mais pretende senão honrar a sua memória que com simplicidade ergueu feitos grandiosos.

 

Entregamos esta proposta a V. Exª Presidente da Assembleia de Freguesia da Cela para consideração, aceitação e posterior discussão e votação neste fórum.

 

Cela Nova, 10 de Abril de 2008

Dulce Alves

Representante do PSD

João Fã

Representante do PS

Joaquim Olímpio

Representante da CDU

Joaquim Marques

Representante Independente



publicado por Joaquim Marques às 11:32
link do post | comentar | favorito
|

mais sobre nós
pesquisar
 
Abril 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
16
18
19

20
21
22
23
24
25

27
28
29
30


posts recentes

25 de Abril

Noticia

Notícia

Noticia

Voltei ....

Noticia: Assembleia de Fr...

Noticia: perigo na estrad...

Noticia: Esgoto escorre n...

Notícia

Noticia

arquivos

Abril 2008

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Maio 2007

links
Fazer olhinhos
blogs SAPO
subscrever feeds